Descubra como melhorar os resultados do seu negócio investindo em vendas online

As vendas online estão cada dia mais fortes! Afinal, vivemos em um momento em que a jornada de compra do consumidor mudou e, hoje, é totalmente influenciada pelas alterações trazidas por meio da internet e também da tecnologia.

Na prática, as pessoas estão mais empoderadas do que nunca para pesquisar soluções que resolvam os seus problemas e atendam às suas demandas. Esse cenário exige que as empresas comecem a pensar em estratégias para atingir novos públicos, ampliar a sua atuação e, assim, aumentar as vendas que ocorrem somente no mundo offline.

Ou seja, expandir as fronteiras físicas e regionais é necessário para realizar isso e, até mesmo, para manter uma reputação no seu mercado de atuação. Por isso, preparei algumas dicas que vão ajudar você a entender melhor esse mundo das vendas online. Está interessado em saber mais? Então, continue acompanhando a leitura do post!

Conheça o seu público-alvo

A minha primeira dica para você investir nas vendas online é algo bem básico: conheça bem o seu público-alvo. Afinal, não há como pensar em uma estratégia de vendas sem saber quem é o seu potencial cliente. Somente assim, será possível criar ações para atraí-lo com eficiência.

A boa notícia é que as vendas online vão além das fronteiras locais, por isso, é indicada a realização de pesquisas e de análises mais profundas, entendendo quem realmente é o perfil de consumidor que o negócio quer atingir em âmbito nacional.

Para essa tarefa, indico a utilização de algumas ferramentas, que foram idealizadas justamente para esse propósito. Uma delas é o mapa da empatia, em que é possível mapear gostos e sensações do consumidor de forma visual, sendo viável analisar quem é o cliente por meio de um mapa mesmo.

Além disso, há também a ferramenta de buyer persona, que é uma das principais utilizadas no mundo digital. Com ela, será possível criar um “personagem” que representará o potencial cliente, trazendo à tona quais são as suas características, as suas dores, as necessidades e as oportunidades.

Invista em estratégias de redes sociais

Outro ponto importante está na definição de estratégias para as redes sociais. Quando se fala da internet, um dos locais mais acessados por consumidores do mundo todo são as redes sociais, principalmente quando estão nos seus momentos de lazer e descanso.

Por isso, é imprescindível que toda empresa que queira trabalhar com vendas online esteja presente nas redes que mais se enquadram no perfil do seu consumidor. Sendo assim, é importante levantar também quais são essas redes sociais e qual é a melhor forma de interação com as pessoas que estão presentes nelas.

Feito isso, é possível criar um planejamento de como será o plano de ação nas redes, entendendo quais tipos de postagens poderão ser feitas e de que forma elas podem levar o cliente até o site para conhecer a marca e realizar as suas compras.

Tenha um planejamento de e-mail marketing

O e-mail é uma das formas de comunicação que sempre existiram no mundo online e que sobreviveram a vários momentos de mudanças que aconteceram nesses anos todos. Por isso, é considerado o canal de comunicação mais firme que existe e que dificilmente se tornará obsoleto.

Quando se fala de vendas online, a utilização dessa ferramenta é mais do que essencial, pois toda a comunicação com o cliente — informando o andamento da sua compra, o status do pedido e as atualizações referentes à entrega — deverá ser realizada por esse canal.

Além disso, é preciso investir em uma boa divulgação, que pode ser criada por meio de um planejamento de e-mail marketing. O ideal é que esse tipo de planejamento ocorra por meio de um calendário, em que sejam definidos a frequência de postagens e os tipos de conteúdo que deverão ser entregues a cada oportunidade de divulgação.

Fica o alerta também para a necessidade de tomar cuidado com o envio de e-mails em excesso, visto que podem ser considerados como SPAM. Além disso, é preciso construir uma base de contatos, já que a prática de comprar listas de e-mails é considerada algo inadmissível nos dias de hoje.

Não se esqueça da mídia paga

Hoje, é mais do que necessário investir também na compra da mídia paga. Estou me referindo às plataformas de anúncios das redes sociais, tal como o Instagram e o Facebook, e dos sites de busca, como o Google.

Tenha em mente que criar os anúncios é uma das maneiras mais rápidas de construir uma reputação que seja relevante na web. Com eles, é mais do que possível direcionar o que a empresa tem a oferecer — a sua proposta de valor — para as pessoas certas.

Porém, é preciso entender como funciona cada plataforma, além de definir muito bem qual será a oferta e quem ela deverá atingir. Tenha em mente que estratégias mal feitas podem somente fazer a empresa gastar dinheiro à toa, sem trazerem nenhum resultado, tornando o investimento em mídia paga mais um custo.

Invista no marketing de conteúdo

Por fim, a minha última dica é que haja um investimento em estratégias de marketing de conteúdo para conseguir alavancar as vendas online. Estou falando de criar a cultura de que, antes de vender, é preciso cativar a atenção do cliente, oferecendo algo do seu interesse.

Isso pode ser feito oferecendo um conteúdo gratuito, tirando dúvidas e esclarecendo questões do mercado de atuação. Então, é muito relevante criar um blog e preparar materiais que tenham sinergia com o seu mercado. 

Dessa forma, quando os consumidores encontrarem esse tipo de conteúdo, vão associá-los ao nome da empresa. Sendo assim, quando tomarem a decisão de compra, eles se lembrarão da empresa que os ajudou a entender melhor os seus questionamentos quando estavam pesquisando. Ou seja, terão confiança para realizar a compra!

Deu para ver o quanto as vendas online são importantes para os negócios que querem ter sucesso nos dias de hoje, não é mesmo? Saiba que implementar as boas práticas que mencionei acima não é nada complicado, basta criar um plano de ação e acompanhar o andamento para realizar correções e otimizações nesse processo.

Gostou deste post? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.